O Projeto Beira Baixa Foods
Tem como objetivo reforçar a competitividade regional e a dinâmica empresarial, através de uma estratégia conjunta, agregadora de sinergias, visando a promoção de produtos de excelência da fileira agroalimentar produzidos na região da Beira Baixa, nos mercados internacionais, sob uma identidade coletiva, alocada à marca e identidade do produtor.
Promotores do Projeto
O projeto BBfoods aposta num modelo de intervenção baseado numa rede de parcerias, designadamente, a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa na qualidade de Líder em parceria com a Meltagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, a APABI – Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior e a Associação de Produtores de Queijos do Distrito de Castelo Branco.

Visão
A visão estratégica conjunta delineada pelos promotores do projeto vai de encontro a uma metodologia de intervenção em torno de objetivos comuns: promover junto dos mercados internacionais uma marca coletiva e apoiar as empresas de pequena dimensão nas suas estratégias de aproximação aos mercados internacionais.
Linha de Actuação
A linha de atuação do BB.Foods está estruturada no sentido de potenciar a diversificação dos mercados (geográficos), apostando na inovação e qualidade, na dinamização de redes de cooperação e no reforço do conhecimento, orientada para o incremento competitivo e das exportações. Esta aproximação metodológica constitui um ponto de referência para que progressivamente seja possível trabalhar outros setores de atividade ou fileiras.
ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO
Em função do posicionamento assumido e da natureza coletiva de estratégia, pretende-se atuar segundo várias áreas de intervenção:
-
criação de conceito de valor da oferta associado aos produtos da fileira agroalimentar;
-
criação da marca “chapéu” BB.Foods;
-
desenvolvimento e adequação de produtos, controlo e certificação de qualidade;
-
sistema de tracking da matéria-prima ao consumidor final;
-
estratégias de marketing e comunicação;
-
ações de benchmarking (visitas técnicas a projetos internacionais – França e Itália);
-
logística regional e internacional, legislação e requisitos técnicos, modelo financeiro;
-
carta de qualidade que regulamente o acesso de empresas e produtos à estratégia;
-
promoção junto de grandes superficies de distribuição da Europa – Espanha, França e Suiça;
-
prospeção de novos mercados – Dinamarca e Suécia.
Em síntese as estratégias de atuação do projeto BBFOODS convergem para:
• Promover a autenticidade e qualidade de produtos tradicionais portugueses e o lançamento de novos conceitos de alimentação portuguesa mais saudável, original e conveniente;
• Criar sistemas de produção inovadores e sustentáveis;
• Valorizar e reutilizar subprodutos provenientes do processamento alimentar;
• Promover sinergias entre os diferentes intervenientes no setor (ex. logística e entidades certificadoras) e entre empresas, tirando partido do efeito de escala e de complementaridade de oferta e assim facilitando a entrada no mercado internacional;
• Definição de uma estratégia seletiva e integrada para a internacionalização do Sector Agroalimentar Português;
• Apostar na comunicação e na promoção dos produtos portugueses, aumentando o valor das vendas no exterior e o valor da marca do país.
PORQUÊ ‘PORTUGAL BY BEIRA BAIXA’
Queremos criar valor às empresas que valorizam a história e a cultura deste território, onde a magia do biológico, ecológico e o sustentável se encontram.
É um território de natureza preservada, de histórias ancestrais, de gente genuína. As suas atividades geram produtos de excelência recheados de autêntico sabor a vida!
A condição de produto ligado ao território e à sociedade que o produz é a verdadeira proposta de valor da marca Portugal by Beira Baixa.
O regresso ao produto, à autenticidade, à genuinidade é a base da estratégia da marca Portugal by Beira Baixa.
A marca ‘Portugal by Beira Baixa’ funciona como marca chapéu por forma a rotular os produtos regionais de excelência da Beira Baixa, integrados na estratégia de internacionalização.
Valores do Produto
Consideram-se os produtos de qualidade e de excelência sempre associados ao seu produtor, garantindo-lhes assim autenticidade e individualidade. Os produtos podem ser definidos nos quatros eixos seguintes, indispensáveis à comunicação da marca:
Excelência
Pretende-se identificar os produtos da Beira Baixa como produtos de qualidade, premium e de excelência, genuínos da região, elevando o seu valor e interesse, catapultando o desejo da sua aquisição.
Autenticidade
O que é autêntico na sua génese, compõe uma ligação entre a história, tradição e o saber fazer, tornando este tipo de produtos exclusivos, transpondo características para o consumidor final com a qualidade, a excelência e o conhecimento. O que é autêntico normalmente na sua génese compõe uma ligação entre a história, tradição e o saber fazer, tornando este tipo de produtos exclusivos, transpondo caraterísticas para o consumidor final de qualidade, excelência e conhecimento.
Origem
Uma das principais características da marca centra-se na origem da matéria-prima e na autenticidade que esta dá aos produtos da região, tornando-os genuínos e de um potencial enorme em mercados além-fronteiras.
Simplicidade
Pretende-se que os produtos sejam simples, apesar de deliciosos, e que sejam produzidos individualmente sem processos industriais, mantendo-se assim ligados à região.
Tradição
Estes produtos, tradicionais e artesanais, associados à Beira Baixa, com ligação direta ao seu produtor, irão obrigatoriamente relembrar a tradição, pois os mesmos carregam uma história que deve ser sempre lembrada. Estes produtos devem tornar-se um must nos pequenos prazeres da vida.
Responsabilidade
A marca acarta consigo a responsabilidade da divulgação de uma região, a sua história, os saberes e costumes, que através do paladar, provoca no consumidor final um interesse e um vínculo a longo prazo em relação aos produtos e à própria região.
Vantagens
– maior visibilidade das empresas aderentes à marca;
– ser referenciada nas lojas e cadeias comerciais;
– valorizar a promoção de consumo sustentável e de proximidade entre produtores e distribuidores;
– estabelecer uma parceria transparente entre distribuição e produção.