FUMEIRO ARTESANAL
Confeccionado por Gentes com Saberes ancestrais
Origem: Fundão

Queijos Damar

Situada na Cova da Beira, entre as serras da Estrela e da Gardunha, a DAMAR tem como actividade principal a produção de queijo artesanal, característico da região.
São anos de saber dedicados a produzir queijos de qualidade, e cujo resultado está à vista e à prova.
O processo de fabrico, recua a anteriores gerações e passa pela utilização de coagulantes naturais: o cardo, de origem vegetal, para a produção do queijo puro de ovelha amanteigado, e um coalho de origem animal para a produção dos restantes queijos.
Produzido com leite cru de ovelha e cabra.
A produção, com objetivo de venda, dos queijos na Beira Baixa remonta há mais de cem anos. A existência de micro clima especifíco, com grande variedade de pastagens adaptadas à criação de gado ovino e caprino em regime livre, durante prativamente todo o ano, propiciou a produção de queijo. A zona de Lisboa era na altura, assim como hoje, já um grande destino de queijos. Nas épocas de maior produção, não havendo recurso à conservação pelo frio, era usado o sal como meio de conservação. Os queijos eram salgados e empilhados em camadas separadas por palha.
Produto Certificação DOP
Denominação de Origem Protegida

 

Queijo Amarelo da Beira Baixa (DOP)
Queijo curado, de pasta semidura ou semimole, ligeiramente amarelada, com alguns olhos irregulares, obtido pelo esgotamento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru, estreme, ou mistura de leite de ovelha e cabra, por acção do coalho animal e produzido na área geográfica de produção.
Produto Certificação DOP
Denominação de Origem Protegida

 

Queijo picante da Beira Baixa (DOP)
Queijo curado, de pasta dura ou semidura, de cor ligeiramente acinzentada, com textura muito fechada e quebradiça, sem crosta, obtido pelo esgotamento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru, estreme, ou mistura de leite de ovelha e cabra, por acção do coalho animal e produzido na área geográfica de produção.
Produto Certificação DOP
Denominação de Origem Protegida

 

Queijo de Castelo Branco (DOP)
Queijo curado, de pasta semidura ou semimole, ligeiramente amarelada, com alguns olhos pequenos, obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha, estreme, por acção de uma infusão de cardo (Cynara cardunculus).