AMAZING FOODS FROM GENUINE LANDS
Estratégia Colectiva de Internacionalização de Produtos Alimentares da Beira Baixa
SABORES GENUÍNOS DA BEIRA BAIXA
Deixe-se conquistar por sabores mágicos da Beira Baixa
AMAZING FOODS FROM GENUINE LANDS
Produtos de excelência da fileira agro-alimentar produzidos na região da Beira Baixa

O Projeto Beira Baixa Foods

Tem como objetivo reforçar a competitividade regional e a dinâmica empresarial, através de uma estratégia conjunta, agregadora de sinergias, visando a promoção de produtos de excelência da fileira agroalimentar produzidos na região da Beira Baixa, nos mercados internacionais, sob uma identidade coletiva, alocada à marca e identidade do produtor.

Promotores do Projeto

O projeto BBfoods aposta num modelo de intervenção baseado numa rede de parcerias, designadamente, a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa na qualidade de Líder em parceria com a Meltagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, a APABI – Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior e a Associação de Produtores de Queijos do Distrito de Castelo Branco.

parceiros

Visão

A visão estratégica conjunta delineada pelos promotores do projeto vai de encontro a uma metodologia de intervenção em torno de objetivos comuns: promover junto dos mercados internacionais uma marca coletiva e apoiar as empresas de pequena dimensão nas suas estratégias de aproximação aos mercados internacionais.

Linha de Actuação

A linha de atuação do BB.Foods está estruturada no sentido de potenciar a diversificação dos mercados (geográficos), apostando na inovação e qualidade, na dinamização de redes de cooperação e no reforço do conhecimento, orientada para o incremento competitivo e das exportações. Esta aproximação metodológica constitui um ponto de referência para que progressivamente seja possível trabalhar outros setores de atividade ou fileiras.

ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

Em função do posicionamento assumido e da natureza coletiva de estratégia, pretende-se atuar segundo várias áreas de intervenção:

  • criação de conceito de valor da oferta associado aos produtos da fileira agroalimentar;

  • criação da marca “chapéu” BB.Foods;

  • desenvolvimento e adequação de produtos, controlo e certificação de qualidade;

  • sistema de tracking da matéria-prima ao consumidor final;

  • estratégias de marketing e comunicação;

  • ações de benchmarking (visitas técnicas a projetos internacionais – França e Itália);

  • logística regional e internacional, legislação e requisitos técnicos, modelo financeiro;

  • carta de qualidade que regulamente o acesso de empresas e produtos à estratégia;

  • promoção junto de grandes superficies de distribuição da Europa – Espanha, França e Suiça;

  • prospeção de novos mercados – Dinamarca e Suécia.

Em síntese as estratégias de atuação do projeto BBFOODS convergem para:

• Promover a autenticidade e qualidade de produtos tradicionais portugueses e o lançamento de novos conceitos de alimentação portuguesa mais saudável, original e conveniente;

• Criar sistemas de produção inovadores e sustentáveis;

• Valorizar e reutilizar subprodutos provenientes do processamento alimentar;

• Promover sinergias entre os diferentes intervenientes no setor (ex. logística e entidades certificadoras) e entre empresas, tirando partido do efeito de escala e de complementaridade de oferta e assim facilitando a entrada no mercado internacional;

• Definição de uma estratégia seletiva e integrada para a internacionalização do Sector Agroalimentar Português;

• Apostar na comunicação e na promoção dos produtos portugueses, aumentando o valor das vendas no exterior e o valor da marca do país.

PORQUÊ ‘PORTUGAL BY BEIRA BAIXA’

Queremos criar valor às empresas que valorizam a história e a cultura deste território, onde a magia do biológico, ecológico e o sustentável se encontram.

É um território de natureza preservada, de histórias ancestrais, de gente genuína. As suas atividades geram produtos de excelência recheados de autêntico sabor a vida!

A condição de produto ligado ao território e à sociedade que o produz é a verdadeira proposta de valor da marca Portugal by Beira Baixa.

O regresso ao produto, à autenticidade, à genuinidade é a base da estratégia da marca Portugal by Beira Baixa.

A marca ‘Portugal by Beira Baixa’ funciona como marca chapéu por forma a rotular os produtos regionais de excelência da Beira Baixa, integrados na estratégia de internacionalização.

Valores do Produto

Consideram-se os produtos de qualidade e de excelência sempre associados ao seu produtor, garantindo-lhes assim autenticidade e individualidade. Os produtos podem ser definidos nos quatros eixos seguintes, indispensáveis à comunicação da marca:

Excelência
Pretende-se identificar os produtos da Beira Baixa como produtos de qualidade, premium e de excelência, genuínos da região, elevando o seu valor e interesse, catapultando o desejo da sua aquisição.

Autenticidade
O que é autêntico na sua génese, compõe uma ligação entre a história, tradição e o saber fazer, tornando este tipo de produtos exclusivos, transpondo características para o consumidor final com a qualidade, a excelência e o conhecimento. O que é autêntico normalmente na sua génese compõe uma ligação entre a história, tradição e o saber fazer, tornando este tipo de produtos exclusivos, transpondo caraterísticas para o consumidor final de qualidade, excelência e conhecimento.

Origem
Uma das principais características da marca centra-se na origem da matéria-prima e na autenticidade que esta dá aos produtos da região, tornando-os genuínos e de um potencial enorme em mercados além-fronteiras.

Simplicidade
Pretende-se que os produtos sejam simples, apesar de deliciosos, e que sejam produzidos individualmente sem processos industriais, mantendo-se assim ligados à região.

Tradição
Estes produtos, tradicionais e artesanais, associados à Beira Baixa, com ligação direta ao seu produtor, irão obrigatoriamente relembrar a tradição, pois os mesmos carregam uma história que deve ser sempre lembrada. Estes produtos devem tornar-se um must nos pequenos prazeres da vida.

Responsabilidade

A marca acarta consigo a responsabilidade da divulgação de uma região, a sua história, os saberes e costumes, que através do paladar, provoca no consumidor final um interesse e um vínculo a longo prazo em relação aos produtos e à própria região.

Vantagens

– maior visibilidade das empresas aderentes à marca;

– ser referenciada nas lojas e cadeias comerciais;

– valorizar a promoção de consumo sustentável e de proximidade entre produtores e distribuidores;

– estabelecer uma parceria transparente entre distribuição e produção.